Sobre a Raça


História da Raça

Segundo levantamentos realizados há aproximadamente 150 anos, o cão Labrador (ainda não assim identificado, ou chamado) fora encontrado, em suas origens, nos primórdios do século XIX, no Canadá, mais exatamente na região de Terranova, (região de Newfoundland- nordeste do Canadá).

Em seus primórdios, tratava-se de um cão de porte médio, negro, pelo curto, ativo e resistente, excelente nadador e corredor, usado em geral para atividades juntos aos pescadores da região.Seu pelo, era extremamente denso, tinha a característica de permitir pouca permeabilidade a água, o que tornava dele um cão muito resistente ás condições climáticas da região, e leva o nome do estado mais á leste do Canadá, ao norte de Quebec, sendo costeado pelo Oceano Atlântico, aonde eram encontrados com freqüência.

Tem consigo um caráter de adaptação que fora muito bem notado quando fora importado e usado junto aos ingleses e escoceses, na região de Poole Harbour, Reino Unido.

Após aproximadamente 130 anos, sofreu poucas modificações, tornando-se um excelente cão de caça, sendo ainda, uma das raças mais reconhecidas no Reino Unido ainda nos dias atuais. Podemos então caracterizar que a raça Labrador, surgiu após alguns cruzamentos efetuados pelos habitantes de Terranova, e Poole Harbour, dando assim uma maior caracterização do cão e suas características.

Outras hipóteses também existem quanto ás origens da raça, considerando que o Labrador descenda de um cão de trabalho, antigamente utilizado por camponeses e pescadores nas regiões do norte de Portugal, anteriormente chamado de Cão Labradoreiro, muito parecido com o Labrador dos dias atuais.

Portanto, as reais e certas origens do Labrador, ainda hoje não foram aclaradas, mas o que se tem certeza é de que se trata de um cão com as características acima citadas, com habilidades para obter/buscar a caça, seja em solo, ou mesmo na água.

Este cão conquista assim a Inglaterra, no ano de 1870, quando então se distinguiu o Labrador, do antigo cão de Terranova, destacando-se assim até hoje como um cão dócil e com habilidades de caça.

A raça tomou seu reconhecimento efetivo na Inglaterra, no ano de 1887, país este responsável pelo desenvolvimento da raça e seus padrões atuais.



Características

Originalmente, o cão da região de Terranova, fora trazido para a Inglaterra e sofridas mudanças quanto aos aspectos físicos, e de pelagem.

Seus proprietários fizeram cruzamentos, no sentido de buscarem melhor adaptação ás habilidades como caça, e temperamento.

Reporta-se que todos os exemplares da raça eram negros, tendo sido notificado o primeiro cão amarelo no ano de 1899, na Inglaterra.

Desenvolveram-se assim as aptidões de caças dos cães, tornando assim, posteriormente, uma das provas naquele país, além de provas de beleza.

O Kennel Clube da Inglaterra reconheceu a raça em 1904, e o Labrador Clube da Inglaterra foi fundado assim em 1916.

O primeiro responsável pelo desenvolvimento de labradores amarelos foi o cão “ Bem of Hyde”, nascido em 1899, e que padreou muitas fêmeas, e assim surgiu a outra cor da raça.

No ano de 1916, adotou-se então o padrão da raça para aquele país.

O Kennel Clube Americano, reconheceu a raça, oficialmente, no ano de 1917, e a primeira associação, ou clube da raça, fora fundado, nos Estados Unidos, no ano de 1931.

O primeiro padrão da raça, foi redigido em 1923 por Lord Knutsford, sem muitas alterações até o padrão atual.

O Labrador, foi vencedor da tradicional exposição inglesa de Crufts, por três vezes, nos anos de 1932, 1933 e 1937.

Seu vencedores foram:- Mrs. Lady Howe, em 1932 e 1933, com seu cão Bramshaw Bob, e em 1937 com o campeão Cheverella Bem of Banchory.

Na Inglaterra, apenas 10 cães foram coroados com os dois títulos de campeões, para a caça e para beleza. Todos os dez exemplares eram descendentes da linha do padreador Avon, Netherby Boatswain y Smiler, do Lord Malmesbury.

Podemos destacar alguns nomes que muito contribuíram para a raça ao longo dos anos na Inglaterra.Gwen Broadley, criadora que trabalhou as bases de criação da condessa de Howe, passando depois seu plantel ás bases do canil Sandylands, com mais de 70 campeões neste país.
Mrs. Broadley, Mr.&Mrs. Anthony and Mrs. Jayes, do canil Sandylands, com mais de 150 campeões em sua criação, com registros datados desde 1929 na Inglaterra.


Temperamento e sua versatilidade

O labrador, pelo seu temperamento dócil, companheiro, inteligente e acima de tudo pela sua calma, é hoje uma referência nas seguintes áreas:

  • Cão farejador de drogas
  • Cão guia para cegos
  • Cão de caça
  • Cão de companhia
  • Cão de ajuda á deficientes físicos

O Labrador no Brasil

A raça Retriever do Labrador conta hoje com um plantel de excelente qualidade, e um número significativo de criadores em nosso país, sendo eles mais de 80 no terrotório nacional, devidamente registrados.

O primeiro clube da raça em nosso país, é o Clube Paulista do Labrador, sediado no estado de São Paulo, que congrega hoje 40 associados, entre criadores, proprietários e amantes da raça.

A raça esta já há algum tempo em evidência, e tem reconhecimento público em todo o país.

Segundo dados á nós fornecidos pela CBKC, a raça Retriever do Labrador vêm mantendo nos últimos anos, posição de destaque em números de registros de cãe em nosso país.


Padrão



Bibliografia

  • Willians, Mary Rosslin - Advanced Labrador Breeding

  • Raikes, Rio - El Labrador

  • Berndt, Robert J. - All about The Labrador Retriever

  • Internet: - vários sites

  • CBKC - website